Adolescência contada em histórias

Agora que vocês já discutiram diversas questões sobre sexualidade, vamos criar histórias de adolescentes que envolvam os assuntos abordados. Siga os seguintes passos:

1- Reúnam-se em grupos de aproximadamente 5 pessoas.

2- Com o uso de papel manilha, façam um desenho de um corpo humano utilizando um de vocês deitado sobre o papel como molde.

3- Escolham um sexo e desenhem no molde os caracteres sexuais.

4- Vistam o boneco com o papel dobradura de forma a cobrir os caracteres sexuais desenhados.

5- Dê um nome ao boneco e escolha a sua idade.

6- Crie a história de vida da personagem criada pensando nas vivências relativas à sexualidade.

7- Apresentem para o restante da turma a história criada pelo grupo.

8- Acessem o blog www.sexualidadeemdialogo.blogspot.com, façam o login e postem a história criada e a foto do boneco criado.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

De 10 a 14 anos

O curta metragem “De 10 a 14 anos”, produzido em 2005, pela Capsula cinematográfica e pela RBS TV, de direção e roteiro de Marcio Schoenardie, apresenta o cotidiano de jovens em suas relações sociais.
Ao assitir o filme e discuti-lo com os colegas, vários aspectos foram abordados, tais como: adolescência, transformações do corpo, relações entre homens e mulheres, DST/AIDS, gravidez na adolescência, drogas, dentre outros.
Aproveite este espaço e registre alguns aspectos de sua vida cotidiana, seus sonhos, suas dúvidas e temores e troque ideias com seus colegas e professores.






50 comentários:

  1. que filme mais chato!!!
    quem concorda aew fala SIM!!!

    ResponderExcluir
  2. um video um tanto cengraça mais um pouco intereçante

    ResponderExcluir
  3. Essa curtametragem é boa ela fala sobre as drogas a sexualidade entre o adolesente.Gostei muito no futuro vou querer ser um bom homem,trabalhador como meu pai e minha mãe.

    ResponderExcluir
  4. Quando vou a uma festa rola todo tipo de coisa.
    Bebidas, cigarro, maconha e Etc...
    Mas nunca me envolvi com essas coisas

    ResponderExcluir
  5. gosto de ficar com garotas mais velhas

    ResponderExcluir
  6. todos falam de mim mas ñ to nem ai!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. tenho nojo de todo q é relacionado as drogas

    ResponderExcluir
  8. estava eu lá de boa, quando derrepente para no meio do patio do colegio o garoto mais lindo do turno.
    ageitei o cabelo, passei brilho e consertei a roupa. andando e desfilando parecia uma modelo profissional.
    rsrsrs.
    quando derrepende aparece em minha frente uma pedra, pera apareci ñ ja estava lá só q eu ñ vi.
    tropessei dei uma cabeçada na boca do menino que até parecia o zidane.
    só vi o menino cuspindo sangue.
    minhas amigas quase se mijando de tanto da risadas.
    o garoto até hoje ñ olha na minha cara.

    nunca mais beijo de bala.
    fui beija um garoto e pensei que a bala ia dar algo mais, tipo assim emocionante deferente.
    só q a bala era lisa, quando eu passei p/ boca dele ele engolio só que ficou na garganta.
    quando eu olhei o menino tava com os olhos vermelhos quase saindo da caixa.
    eu só vim ri e conta pras minhas amigas uma semana depois.
    quase eu matei o meninoo.
    rsrsrsrsrs.

    ainda bem q ñ sou eu.
    minha amiga Amanda tem namorado.
    no colegio tem um garoto q gosta dela só que ele des pra todo mundo que é ela que gosta dele, quando foi um dia tava um grupinho conversando e ele veio e falo"_ voces persseberam aquela gatinha ali? ela ta afim de min só q ñ conta pra ninguém" rolo a maior briga por que o namorado de Amanda estava no grupinho depois da descursão só saiu.
    "_Eu nunca falei c/ vc, nunca vou fala e coitada da menina que vc se apaixona.
    ninguém guentou todo mundo se acabou de da risada da cara dele.

    Cachrro malvado.
    eu tenho um cachorrinho, bem, um pastor alemão, ele tinha que anda e sobro pra min leva ele, passamos pela frente da casa do garoto de quem eu gostava (o da boca sangrando)
    e ele foi inventa de volta da padaria na quela hora, meu cachorro viu o pal ficou louco saiu correndo,ele foi entra en casa e esqueceu a perna, o cachorro rasgo a calça dele.
    Coitado.
    Depois eu comprei uma calça p/ ele mas ele ñ aceitou a calça nem minhas descupas.
    rsrsrsrsrs.
    até a proxima
    coloquem seus micos também eu vou adorar saber.

    ResponderExcluir
  9. ola meu nome é garfild minha vida é minha família ;gosto muito de jogar futebol minha segunda paixão ;e gosto muito de pilotar a moto da minha tia aline ela tem uma biz ;meu sonho é ser jogador de futebol e jogar pelo santos e fazer muitos gols e ir para a seleção ;e namorar com a mulher mais gata do mundo .

    ResponderExcluir
  10. Ja fumeii "CIGARRO" mais hje em dia, n gosto mais.
    Maconha, base, cocaina esses tipos de drogas nunk kolokei na minha boca, nem pretendo!NUNCA!

    ResponderExcluir
  11. A puberdade é um período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas. É neste período que o corpo desenvolve-se fisica e mentalmente tornando-se maduro e o adolescente fica capacitado para gerar filhos. Ela não deve ser confundida como sinônimo da adolescência, visto que a puberdade faz parte da adolescência. Nesta fase, são observadas mudanças tais como: crescimento de pelos pubianos, crescimento dos testículos e aparecimento das mamas.

    O início da fase da puberdade é variável, tendo diversos fatores envolvidos. Dentre os principais, podemos citar: a genética, a etnia (haja vista que há diferenças acentuadas entre culturas diferentes), influência do meio social (convivio com individuos mais velhos podem acelerar a puberdade) e diversos outros fatores biológicos e culturais. Geralmente para o sexo feminino é entre os 9 e os 13 anos de idade e para o sexo masculino entre 10 e 14 anos de idade. Este processo pode ser observado nos diferentes setores dos organismos, alguns mais evidentes do que em outros, como o aumento do peso e da altura e à maturação sexual. No período da puberdade, o hormônio hipotálamo ordena ao outro hormônio, a hipófise, o aumento de gonadotropinas que são liberados durante o sono, que ao se desencadearem, realizam a produção dos hormônios sexuais.

    Os hormônios sexuais se diferem para os homens e as mulheres, mas não são totalmente exclusivos de cada sexo. Nos homens, os testículos secretam entre outros hormônios a testosterona e nas mulheres o ovário fabrica o estrógeno. As gônadas e as suprarrenais de ambos os sexos produzem o estrógeno e testosterona, mas é variável a quantidade. As características biológicas são universais e ocorrem de forma semelhante em todos os seres humanos.

    A puberdade também mexe com o emocional dos adolescentes e também em seu comportamento, principalmente em seu desejo sexual.[1] Tanto no menino quanto na menina, não proporciona apenas mudanças físicas mas, sobretudo, psicológicas. As alterações hormonais despertam a sensibilidade sexual e, consequentemente, é neste período que muitos adolescentes começam esporadicamente a ter relações sexuais.

    ResponderExcluir
  12. Olá tenho 12 anos de idade sou a filha mais velha, minha mãe faz hemodialize e meu pai é motorista,tenho que cuidar de minha irmã,limpar casa,passar roupa e estudar mais ainda sim sou feliz e sonho em fazer uma faculdade e ter um emprego fixo

    ResponderExcluir
  13. olá...sou uma pré-adolescente, que em breve semana que vem vou ser uma adolescente completa,pois irei fazer 13 anos, tenho 2 irmãos e uma irmã,sou a *caçula*. meu pai e minha mãe tem um bom relacionamento,como todos os irmaõs nós tambem discutimos estou no 8º ano, e nunca reprovei!!! tenho 4 amigas mto legais, é claro que ninguém é perfeito + nós nos damos bem! e sempre tem uma especial, no meu caso são 2 que eu gosto mto. ah e eu gosto mto de sair ir em festas,etc... eu sou apaixonada por uma pessoa:JESUS.bom axo que já deu pra entender um pouco da minha vida, então paro por aqui. .

    ResponderExcluir
  14. oie eu prefiro não falar meu nome mas vou falar um pouco da minha vida.Eu tenho varios sonhos e o maior é terminar meus estudos,tenho 13 anos e o meu outro maior sonho é ser cantora gospel gosto muito de cantar na igreja.mas eu tenho varias dificuldades na minha vida cristã,as dificuldades vieram por causa que eu recebo oportunidades para louvar e tem pessoas que não gosta que eu canto mas eu gosto muito de cantar, não tenho muitas dificudades,e,problemas em casa graças a Deus só as vezes que eu discuto com meu irmão mas logo vouto a falar com ele, e também tento fazer de tudo para que minha mãe fiqque contente.gosto muito de ajudar minha mãe nos serviços de casa,eu tento fazer tudo certo e também tento não teimar com ela.eu amo muito meus pais,e,meus irmãos sem eles tenho certeza que não seria tão feliz como sou perto deles.Sou evangélica e amo minha familia

    ResponderExcluir
  15. olá,tenho 13 anos,sou a filha do meio e a unica menina eu não gosto muito de sair principalmente a noite sou muito timida não tenho muitos amigos e não faço questão de ter, meu sonho é fazer uma faculdade,e ganhar bastante dinheiro para dar uma vida melhor para os meus pais a profissão que eu quero seguir eu não sei ainda mas uma coisa eu tenho certeza eu vou fazer.

    ResponderExcluir
  16. pior naõ entendi nada denada

    ResponderExcluir
  17. o sexo e bom e eu gosto"!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. esse video video ae Ñ presta esssa poha desse karaio

    ResponderExcluir
  19. essa video e muito chato joga isso no lixo Ñ presta essa bichera:meu nome é Xiru

    ResponderExcluir
  20. meu nome e drogba sou jogador do chelsea f.c mas esses dias eu me machuquei mas já estou bem obrigadu

    bjs ronaldo

    ResponderExcluir
  21. achei o vídeo muito interessante ele conta como vai ser a vida dele, ele está falando com vai ser o futuro dele,
    eu quero me formar, e ter duas filhas, muitos acham que os problemas sobre esse assunto se resolve com drogas e bebidas alcoólicas, mas se todos pensarem dessa maneira o mundo não via ser muito bom por que para alimentar o sustento da droga é preciso roubar ou até matar, mas para que fazer isso se estudando consegue mais, se todos pensassem da mesma forma o mundo conserteza seria melhor.

    ResponderExcluir
  22. QUANDO VAMOS A UMA FESTA TEMOS AINTENÇAO DE NOS DIVERTIR,MAS PODE ACOMTECER ALGO AMIS.ESSE FILME NAO MOSTRA TODA A REALIDADE MAS PRECISA SER MAIS COMPLETO AI SERIA MAIS INTERESANTE!!!!!!!!!!!KKKKKkKkKKKKKKKkKk

    ResponderExcluir
  23. Muitos acham que tudo que acontece na sua vida é por causa das brigas familiares mas nem tudo que acontece pode ser por isso, tenho medo de expressas meus sentimentos para as outras pessoas gostaria de saber por que isso acontese,fico insegura

    ResponderExcluir
  24. Eu acho que esse filme é bom para quem sofre dessas coisas,acho que a pessoa vendo esse filme pode ter coragem para falar com outras pessoas e fazer novos amigos.Eu tenho coragem de fazer novos amigos e falar com outras pessoas.Eu gosto de brincar gosto de conversar e não gosto de ficar sosinho.Acho que sou assim.Meu nome é matheus ex jogador do barcelona.E o drogba é ruim de bola é você mesmo patrick.

    ResponderExcluir
  25. eu achei o video legal por que na minha vida acontece varias coisas na vida tipo relacao de amor eu gostode uma pessoa e sonho um dia namorar com ela mas ela é apaixonada por outra pessoa na minha vida eu gosto de coisas de meninos nem todas só jogar jogos de lutas isso é minha vida

    beijos tchau tchau

    ResponderExcluir
  26. Meu dia-dia acho que é normal como o de todos fasso meus deveres de casa ai espero dar a hora de vir a escola (há eu adoro vir a escola) dia de final de semana adoro sair . acho que sou normal como todos né ,há mais os meus sonhos são bem diferentes quero ser famosa viajar ao mundo, me casar não sei se quero ter filhos ainda quero arrumar um marido perfeito e que seja bem rômantico e que me ame muito.Quero ter uma agencia de modas com minha amiga Ana maria mais também quero ser biologa eu acho .quero faser compras em paris e visitar a frança por que acho um lugar muito rômantico .As vezes fico triste por que eu não tenho pai por perto minha mãe é separada dele des dos meus 3 ano de idade ai sinto falta dele as veses quase nunca ele vai me visitar .AS minhas paixoes não sei bem explicar as vezes eu acho que amo mais não amo não também não sei muito o que é o amor também só tenho 14anos de idade sou muito nova ainda, e eu quero estudar muito ainda né tenho a vinda inteira pra isso né...

    ResponderExcluir
  27. d+ sua curtametragem gostei!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  28. Eu tenho medo de engravidar uma menina porque eu sou muito novo. Eu tenho medo de perder o penis. Eu tenho medo de pegar HIV. Eu gosto de jogar bola. Eu gosto de fazer sexo. Eu gosto de namorar. Eu gosto de ir nas baladas para curti com os amigos e amigas. Eu gosto de minha família. Eu gosto da minha vida. Eu gosto de ser adolecente. Eu gosto de mim prevenir contra doenças. Eu gosto de mim sintir seguro com o que faso.

    ResponderExcluir
  29. Olá, somos Raissa e Gabrielly, queríamos dizer que o corpo humano é uma máquina, que com o passar do tempo se modifica, e a adolecência é melhor faze das nossas vidas, e com isso faze nós ficarmos mais animados queremos sair. Conhecer novas pessoas, namorar, etc. Mas com essa faze é que devemos nos cuidar e gostar mais de nós curta com respeito e conciência e curta principalmente sua melhor faze de sua vida a adolecência.

    ResponderExcluir
  30. Eu tenho 13 anos. Eu não gosto muito de falar desse assunto. Eu não participo de festas por que eu sou crente por isso que não faço isso. Eu sou mais tranqüilo.

    ResponderExcluir
  31. Eu quero que Deus me ajude a aprender de tudo o que Deus nos deixou é também que eu não gosto de sair de casa pq eu sou da igreja mais o meu maior sonho é de ser medica ou professora mais eu quero mais e quero levar pessoas para Jesus mas eu não consigo mais Jesus vai me ajudar no final de semana eu vou para o clube de desbravados.

    ResponderExcluir
  32. Oi meu nome é Gerulino e o meu sonho é ser jogador de futebol e fazer muito sucesso no santos time da minha vida e ir nova a seleção Brasileira.

    ResponderExcluir
  33. Eu tenho 13 anos vou fazer 14 em setembro e gostei muito da sua curtametragem ela fala sobre as drogas e a sexualidade entre os adolescentes, eu sou o mais velho SOS meu pais minha irmã tem 12 e eu e ela queremos ser que nem nossos pais, trabalhadores e gentis.

    ResponderExcluir
  34. Meu nome é Milena. O filme que nos assistimos é muito interecante o quando eu quero sair eu saio pesso para minha mãe ai ela deixa mas ai eu saio com a mnha visinha ela é de maior e lógico ai ela deixa e confia eu saio com os amigos e amigas ela deixa de boa.

    ResponderExcluir
  35. Eu sou um menino que tem uma família muito legal porque meu nem minha mãe brigam, eles tem 12 anos de casados e eles tem uma amizade muito boa. Até hoje eu nunca vi meu pai bebendo nem fumando isso é orgulho para mim e minha familha. A minha adoleseencia está muito boa até hoje.

    ResponderExcluir
  36. Eu achei o filme ótimo porque esta falando sobre a vida de um adolecente que gostava de uma menina loura que tirava sarro do seu nome. O nome dele foi sortiado numa caixa de sapato em omenagem do tio que foi para marti e não deu para voutar. Eu tenho 13 anos, sonho em formar veterinária.

    ResponderExcluir
  37. Meu nome é João Withor tenho 13 anos, sou o mais novo de três irmãos, meu melhor amigo se chama Wilian e essa é minha vida!!!

    ResponderExcluir
  38. Drogas: Bom tem muitas pessoas usam drogas. Isso é ruim pois destrói nossos neurônios, e afeta nosso organismo pois eu acho que esses adolecentes de hoje em dia usam drogas para supreenderem os amigos principalmente em festas, boates etc. Festas: bom em festas eu geralmente procuro ficar mais com meus amigos conversando gosto de dançar mas quando chega um rapaz perto eu já fico com medo eu não aceito bebidas alcoólicas de nenhuma pessoas estranha e nem se for conhecido eu não bebo bom geralmente em festa

    ResponderExcluir
  39. Amo uma pessoa e não consigo falar o que eu faso? Eu me acho feia. Meu pai é um chato e não deicha eu sair para lugar ninhum.

    ResponderExcluir
  40. Tenho 15 anos e atualmente estudo na escola Oneida Ramos. Toda sexta-feira eu saio para as festas e sábado e domingo minha mãe não briga comigo por que ela sabe que não mecho com coisas erradas saio com varias meninas mais nunca transei sem camisinha por que não quero pegar nenhuma doença. Meu dia a dia é ir para a escola todos os dias e saio sempre anoite.

    ResponderExcluir
  41. Eu quero ser jogador de futebol e meus sonhos são ganhar muito dinheiro e ser quem sabe um dos melhores jogadores de futebol do mundo.

    ResponderExcluir
  42. Acho interessante abordar esse assunto entre os jovens mas acho que esse assunto deveria ser abordado quando nós tivéssemos mais idade, posso estar errada quanto a idade mas confesso que fico meio constrangida quanto a esses assunto. Agora falando um pouco de mim sou uma menina sonhadora que pensa se formar em medicina e é contra qualquer tipo de droga. Adoro passar a tarde com meus amigos em sala de aula. E adoro jogar bola dias de sexta-feira.

    ResponderExcluir
  43. Oi tenho 13 anos, minha vida é muito chata, pois não tenho nada de legal pra fazer, não sou de sair pra me divertir, pois só fico em casa, na escola ou na igreja. No momento eu gosto de mais da conta de um menino, gosto dele desde que tinha 11 anos, hoje ele tem 15 anos, agente se conheceu em campeonato de atletismo, ai enquanto a gente não tinha sido chamado para competir, eu minha ex-cunhada e mais auguns amigos fomos brincar de verdade ou desafio,era apenas 3 verdades e o resto era desafio, as minhas verdades já tinha acabado só me restava desafio ai desfiaro ficar com ele, ai eu fiquei depois disso nunca mais consegui esquecelo, até hoje sou gamadona nele, as vezes agente se fala + a ultima vez que eu falei com ele foi ontem agente acabou discutindo por maxismo dele + eu ainda tenho esperança que um dia vou ser muito feliz ao lado dele nem que isso seja a ultima coisa que eu faço nessa minha vidinha maluca. O meu maior medo é perder o meu pai, minha mãe, meus irmãos Lucas e Geovana, e perder o meu lindo que tem 15 aninhos.

    ResponderExcluir
  44. meu nome é o alcool é um veneno

    ResponderExcluir
  45. nome ee luis felipe tenho 14 anos,tenho dois irmoes e nao gosto de ficar em casa gosto de ir na casas de amigos e amigas tomar terere meu

    ResponderExcluir
  46. Quando somos crianças tudo parece ser normal ,mas quando entramos na adolescencia tudo o que parecia ser normal se torna a coisa mais anormal do mundp.Nada parece ser certo,nossas cabeças fican confusas, nao temos sertezas de quase nada.
    Os pais deixao de ser nossoa herois e se tornam apenas queridos pais ,ja nossos amigos se tornao quase que nossos ermaos de verdade mesmo, talvez seja por isso que as mas conpanhias nos influencian muito a faser coisas erradas,mas tem tanbem as otimas conpanhias .
    Temos duvidas ,inseguranças,medos enfin somos bons aborrenscentes.Tenho muitos sonhos,me formar ,ter uma familia,me tornar uma adulta feliz e sugura para poder ajudar meus futuros filhos a passar por essa fase.Mas meu maior sonho é que meus filhos que eu vou ter daqui muitos poucos anos tejam uma adolescenci como a minha calma,responssavel ,mais cheia de duvidas porque faz parte de ser jovens.
    Penssamos as vezes que adolescencia é ser inrresponssaveis a final somos jovens,mas nao é ,é a epoca que mais temos que ter renponssabilidades,para termos uma vida segura e feliz...!

    ResponderExcluir
  47. meu nome e moises santana eu tenho 14anos e o meu medo e entrar nasdrogas porque na vila onde eumoro ten um joven que esta nasdrogas e ele mija na calsa para narua e anda descalso e fumando droga navila. eugosto da materia matematica mas nao sol muinto bende matematica. eu nao tenho intimidade com as pesoas da minha sala prinsipalmente con as meninas.

    ResponderExcluir